Santo Antônio do Pinhal - A irmãzinha de Campos de Jordão

sábado, junho 13, 2015

Bom, volto com mais uma postagem sobre uma cidade próxima a São Paulo, muita gente conhece ou já ouviu falar da cidade de Campos de Jordão, o refúgio da maioria dos paulistas nos meses de junho e julho, mas poucos conhecem a sua amiga e vizinha SANTO ANTÔNIO DO PINHAL.
Pequenina e sossegada, é difícil acreditar que Santo Antônio do Pinhal está a apenas meia hora da badalada Campos do Jordão. As vizinhas, porém, guardam muitas semelhanças entre elas, o friozinho da serra, as paisagens emolduradas por pinheiros e araucárias, a boa mesa e o aconchego de confortáveis pousadas e chalés a preços bastante acessíveis. Emoldurada pela Serra da Mantiqueira, pontilhada por picos e cachoeiras, o cenário de Santo Antônio do Pinhal é um convite a explorar a natureza.









COMO CHEGAR

De São Paulo, pegue o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) e siga pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), que começa em Taubaté. Quem chega do Rio de Janeiro pega a mesma estrada a partir da Via Dutra (BR-116). A SP-123 é bem conservada e tem uma bela vista. Duas curvas após o túnel, entre a esquerda no trevo e pegue a Rodovia Oswaldo Barbosa Guisardi, percorrendo pouco mais do que 4 km até Santo Antônio.

 VILAREJO SHOPPING

 Gosto de ir no final de semana para Santo Antonio, saímos cedo, fazemos uma viagem com uma vista maravilhosa,logo na entrada tem um centrinho comercial chamado VILAREJO SHOPPING, que na realidade tem poucas lojas, um restaurante e um lugar delicioso para você tomar um chocolate quente ou café.













FÁBRICA RESTAURANTE

Ao lado do Vilarejo Shopping existe a Fábrica Restaurante, trata-se de um lugar com os mais variados pratos que nos finais de semana recebe shows de rock, MPB e bossa nova.
Os pratos se estendem aos mais variados gostos, como a truta é um peixe tipico da região, ela aparece em diversos pratos com vários tipos de tempero e acompanhamento.
A porção de isca de truta com molho rose esta entre os famosos do cardápio. O pinhão crocante laminado e puxado no alho e óleo é outra boa pedida.



JARDINS DE BARRO

 Espaço delicioso, onde você pode tomar um cafezinho e admirar todas as peças exclusivas.
O atelier de Cerâmica Jardins de barro, da artista plástica Cynthia Duarte, já tem mais de 10 anos em Santo Antônio do Pinhal e agora está com um novo espaço e ganhou um charmoso café. De fácil acesso, está localizado na estrada do Pico Agudo, nosso maior atrativo, a apenas 2 km da cidade. No atelier, peças em alta temperatura com design único. Vasos, comedores para pássaros e luminárias para velas estão entre as peças a venda. E o café………hummmm passado na hora, em charmosos coadores de pano individuais. Inesquecível!!! Para acompanhar, bolos caseiros iguais aos da vovó, broinhas de fubá ou pão de queijo são algumas das opções. O pôr do sol é um atrativo a parte!


SITIO CAPRALEMÃO


Eu não conheci esse sítio, mas quem foi diz que vale a pena conhecer o sítio de criação de cabras, onde o alemão Uwe Lüdke cria cabras e ovelhas e produz os queijos a partir do leite destes animais. 
No local, além da exposição dos animais, os visitantes ainda podem degustar e comprar algumas variedades de queijo exóticos. O leite proveniente dos animais entra no preparo de queijos como o crottin (130 gramas) e o boursin com ervas (170 gramas). Para acompanhar a degustação, há salame e lombo suíno defumado, além de seis cervejas elaboradas pelo proprietário, o alemão Uwe Lüdke. As garrafas têm 355 mililitros e ficam disponíveis nas versões de trigo, ale, dunkel, de trigo com gengibre, rauchbier (com malte defumado) e de pinhão (disponível só nos meses de inverno).O CaprAlemão está localizado na Estrada do Machadinho, km 02, próximo ao centro da cidade. 

PASSEIO DE TREM 





Que tal um passeio de trem por bonitas paisagens emolduradas por uma ponte metálica sobre pilares de pedra? Apenas 19 quilômetros de estrada de ferro separam as duas cidades, porém o traçado sinuoso e cheio de curvas e rampas faz com que você aproveite duas horas e meia  (ida e volta) de viagem com uma vista maravilhosa.


JARDIM DOS PINHAIS
http://www.jardimdospinhais.com.br/index.php/quem-somos

Deixei por último JARDIM DOS PINHAIS, porque acho lindo esse lugar...Se você ama plantas, fotos e natureza , sem dúvida você passará horas deslumbrantes, cheia de colorido, de perfumes, ao som dos cantos dos pássaros e um arquivo em sua memória que nunca será deletado enquanto você viver.
São oito jardins temáticos com espécies de diversos países.No canadense o encanto fica por conta do tapete de flores. O japonês tem flores vermelhas, bambus e peixes no lago.
Quando eu fui, fizemos o passeio sem guia, pagando somente a entrada, mas se você preferir poderá pagar por um guia que a acompanhará esclarecendo sobre todos os jardins e plantas.










































Você pode fazer um bate e volta ou antes de ir para um final de semana em Campos de Jordão dar uma passadinha e conhecer essas atrações.
Existe também um restaurante que eu gosto muito onde a especialidade é truta e pinhão, mas a localização e a vista é espetacular e esse eu vou mostrar na próxima postagem junto com as pousadas, onde muita gente prefere ficar pois é mais em conta e é próxima a Campos de Jordão.
Até a próxima pessoal!



Poderá gostar também

2 comentários

  1. Nossa Paola que cidade linda não conhecia com essas dicas da vontade de viajar todo fim de semana..amei as dicas bjs e uma boa semana
    www.fernandacaterina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, não é só você não, eu também adoraria viajar todo final de semana, mas nem tudo é possível,enquanto isso vamos trabalhar sempre para poder viajar de vez em quando !
    Obrigada pelo comentário.
    Bjs e ótima semana .

    ResponderExcluir

NAO APAGAR!

Nome

E-mail *

Mensagem *