Guia Completo: Como encontrar a base ideal para sua pele?

terça-feira, setembro 29, 2015

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vim compartilhar um artigo que escrevi para a Revista Modaa, onde ensino todos os truques e dicas para acertar de vez na cor e tipo de base para sua pele!


Guia completo de como acertar na base
Uma pele bem feita sempre foi a peça fundamental na aparência e na maquiagem de qualquer mulher. Sabendo valorizar os traços que mais lhe agrada e camuflando as imperfeições, o visual fica muito mais leve, remetendo a uma aparência saudável e valorizando os pontos mais fortes de cada rosto. Além dos cuidados na pré-maquiagem, a escolha da base é o item que faz toda essa diferença na hora de mudar o visual, por isso, dicas valiosas devem ser seguidas.

Identificando seu tipo de pele
Antes de começar a busca pela base perfeita, é necessário identificar primeiramente o seu tipo de pele, podendo ser ela: normal, mista, seca, oleosa ou sensível.
A pele normal é a mais fácil de manter os cuidados, os poros são bem pequenos, é macia, flexível e bem equilibrada.
Já a pele oleosa, produz uma maior quantidade de oleosidade, notando a todo instante um aspecto brilhoso. Os poros são mais dilatados e escuros devido ao excesso de sebo, ocorrendo, algumas vezes, o aparecimento de espinhas.
Com a pele seca deve-se tomar mais cuidado, devido ao ressecamento, a menor elasticidade e o aparecimento de linhas de expressões mais cedo que as demais.
Já a pele mista, é uma combinação da seca e a oleosa, onde o brilho aparece na “zona T”, que compreende queixo, nariz e testa e é mais seca ou normal ao redor dos olhos, boca e bochechas.
A pele sensível é a mais delicada e frágil de todas, podendo ficar irritada com a mudança do clima, poluição ou uso de cosméticos. Pode apresentar manchas, coceiras ou vermelhidões, assim como ficar inflamada, portanto, são necessários cuidados mais específicos.
É fundamental saber identificar seu tipo de pele pois isso influencia diretamente na função da base que deve usar e se adaptará melhor a sua pele, ou seja, se você tem a pele oleosa, por exemplo, deve buscar uma base mais seca, com controle ou equilíbrio de oleosidade e com uma durabilidade maior. Existem algumas que além dessas funções, também contribuem para a melhora da acne e na remoção de manchas. Portanto, antes de testar a cor e optar por uma determinada marca, busque por um produto que vá cumprir as necessidades que sua pele necessita.

Fundo rosado x amarelado – Subtons de Pele
Independente da cor de pele ou raça, todos temos subtons. Pessoas que possuem a pele quente, devem optar por tons amarelados. Já as peles frias, se adaptam melhor com cores rosadas ou acinzentadas. Mas como descobrir qual a temperatura da sua pele? O visagista Philip Hallawell ensina alguns truques. Na luz natural, coloque uma moeda dourada e uma prateada sobre a mão e analise com qual cor a pele combina mais. Caso fique mais harmonizado com a dourada a pele é quente, já se for com a prateada, é fria. As tonalidades da veia também podem ajudar a descobrir a temperatura da sua pele. Se as veias do antebraço tiverem tonalidades de rosa e azul, provavelmente seu tom é frio, já se enxergar verde e amarelo, sua pele é quente.
Agora que descobriu, deve estar se perguntando se era por isso que passava determinada base e se achava muito branca ou rosada demais. Usando a cor correta, é possível realçar ainda mais a beleza, se for ao contrário, as olheiras, manchas e poros podem ficar ainda mais evidentes.

Tipos de base
Base Líquida – Além de proporcionar um acabamento mais natural e leve, é o modelo mais comum, pode ser usada por todos os tipos de pele. Pelo fato de espalhar mais facilmente, ajuda na hora da aplicação.
Base Cremosa – Apresenta uma cobertura média por ser mais espessa, cobrindo manchas, espinhas e cicatrizes. Assim como a líquida, a aplicação é fácil. Ideal para peles normais e secas.
Base Mousse – Também é indicada para todos os tipos de pele, oferecendo uma cobertura média e com aspecto natural. Tem versões oil free para peles especificamente oleosas.
Base em Pó – Ideal para as peles oleosas por absorver e controlar o brilho. Há opções minerais que não contém óleo em sua fórmula, podendo ser usadas até por quem tem acne e espinhas, pois ela não obstrui os poros, deixando a pele respirar, não propiciando novos surgimentos de espinhas.
Base em Bastão ou Stick – É a base de cobertura mais pesada, usada para camuflar as imperfeições mais visíveis da pele, como olheiras profundas, cicatrizes, relevos, etc. Pode ser usada também como corretivo. Por ser mais pesada, deve ser evitada por quem tem pele oleosa e também madura, por evidenciar ainda mais as linhas de expressão. Indicada geralmente para ser aplicada durante a noite ou em dias mais frios, pois contém certa oleosidade.
Base Compacta – Oferece uma cobertura média e deve ser aplicada com uma esponja, por ser mais consistente. Indicada para as peles mais jovens por acumular em algumas regiões.
Pancake – Para as peles oleosas ou com grande transpiração, deve ser aplicada com uma esponja embebida de água. Oferece uma cobertura pesada, devendo ser evitada por peles maduras.
Duocake – Mais cremoso que o pacake, oferece uma cobertura média a pesada. Por ser mais oleoso, é indicado para as peles normais e secas.

Acerte na cor colocando em prática as dicas ensinadas
Como ensinamos aqui, antes mesmo de escolher a cor ou comprar pelos benefícios, é necessário atentar-se a textura do produto. Escolha uma base que vá adaptar-se a necessidade da sua pele.
O próximo passo é a escolha da cor. Devemos lembrar do fundo rosado x amarelado, ou seja, se sua pele fica vermelha facilmente ao se expor ao sol, deve optar por uma base de tom rosado. Se você se bronzeia facilmente ou é mulata e negra, deve escolher uma base com fundo amarelado.
Quando for escolher uma base, lembre-se de não comprar de imediato. Teste sempre no rosto e nunca no antebraço ou no dorso da mão, pois essas regiões costumam ser mais escuras. Além disso, a luz da loja pode enganar um pouco, não confie nela. Saia do ambiente com a base aplicada no rosto e procure uma luz natural para ver realmente como a cor fica em sua pele. Na ausência dela, pode ser uma luz fria.
Agora é sua vez de encontrar uma base perfeita para chamar de sua! Nossa dica é testar e muitooo, até que se adapte com alguma.

Entenda alguns benefícios:
Oil Free – Livre de óleo.
Não comedogênico – Não obstrui os poros, evitando a formação de comedões e acne.
Hipoalergênico – Utiliza substâncias que não provocam alergia.
Acabamento matte – Efeito opaco, sem brilho.

Gostaram do guia? Quero ver todo mundo acertando na cor agora!
Beijos,
Paola

* Matéria escrita por Paola Gandolpho e produzida pela Revista Modaa. Não é permitido cópias ou uso de partes do texto, sem permissão prévia.

Poderá gostar também

4 comentários

  1. Acredita que ultimamente não estou usando base, estou usando mais pó. Quero me livrar um pouco da maquiagem, mas minha pele não precisa muito de base. Mas adorei as suas dicas.

    www.biancasales.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bianca, tudo bem? Que bom te ver por aqui novamente!
      Infelizmente sou meio escrava da base, tenho manchas no rosto e marquinhas que preciso esconder, então vira e mexe estou testando coisas novas para camuflar essas imperfeições.

      Fico feliz que tenha gostado das dicas, super beijos,
      Paola

      Excluir
  2. Como sempre muito chique Paola parabéns sou sua fã te admiro pacas uma das blogueiras mais queridas vc sempre da dicas maravilhosas adoro seus videos e conteúdo do seu blog e obrigado por comentar no meu blog adorei ter você por lá..bjs
    Fernanda Caterina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fer, tudo bem? Chique nada ahahaha, tive a oportunidade do meu trabalho ser visto, nem sempre acontece mas deu tudo certo, fiquei feliz com a matéria. Sempre visito seu blog quando posso, muito bom, adoro o conteudo que publica. Parabens :) beijos

      Excluir

NAO APAGAR!

Nome

E-mail *

Mensagem *